O formato de compra coletiva pode parecer novo para o consumidor brasileiro, mas vem chamando a atenção de muitos internautas. O segmento teve como pioneiro o Peixe Urbano, que ultrapassou a marca de um milhão de cadastrados no início de setembro. A medida que aumenta o número de usuários, aparecem novos concorrentes no mercado.
Essas empresas estão de olho num mercado que estima ter faturado R$ 1 milhão em junho, R$ 4 milhões em julho, R$ 6 milhões em agosto e deve movimentar de R$ 30 milhões a R$ 50 milhões em 2011. A partir das parcerias com empresas, os sites disponibilizam ofertas diárias com descontos que podem variar de 50% a 90%.
Apesar do sucesso recente, o serviço não é exatamente novo. O modelo já havia sido proposto nos EUA por volta do ano 2000, com sites como Mobshop, por exemplo. Porém, não teve sucesso, pois a segurança da internet era muito questionada na época.
Com mais de 500 mil usuários cadastrados e com pouco tempo no ar, o Clube Urbano representa hoje o quinto faturamento do GroupOn no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França. No Brasil, o site atende 13 cidades e pretende atuar em até 35 municípios.
Outra vantagem dos clubes de compra coletiva é a venda praticamente sem riscos. As empresas parceiras pagam um percentual sobre as vendas, mas se o número mínimo de cupons não for comercializados não há prejuízos. O serviço também é facilmente mensurável e trav o resultado em 24 horas.
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